Calo ou Falo
Este corte,/ A boca, /Meu melhor açoite;/Sangra palavras!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

A DUREZA DO PRÉLIO

A DUREZA DO PRÉLIO

 

A Rua Anápolis , no Parque Industrial em São José dos Campos, ainda era de terra na década de setenta. Para ali mudaram-se os avós maternos e, as visitas, também vindas de Minas faziam-se na espera de uma boda.

Enquanto chutavam uma bola nesta rua, as estratégias do jogo eram praticadas. Em uma delas o Tio Alcides, fanático torcedor do Palmeiras, achou tempo no intervalo da partida para fazer uma promessa ao menino visitante:

- Vou te dar uma camisa dos Palmeiras.

O menino anotou aquele elogio, a jogada funcionou, o lance foi gol.

Vinham os irmãos visitantes de Dores de Campos, depois de Barbacena, depois de Barroso... para o casamento da Tia Marlene, ou da Tia Teresa.

 

Lá nas Geraes, na cidade do couro, o trabalho das crianças era tecer os bacheiros para bolsas, ou prender na tala o couro antes de costurar com a linha encerada, os arreios. No Vale do Paraíba a tarefa passou a ser separar as tiras das sandálias havaianas, modeladas atadas umas nas outras. A cada cem tirava-se cinco cruzeiros.

Eis que tempos depois o ocaso levou o Tio Alcides deste mundo dos viventes. A notícia chegou até Minas e...a lembrança da promessa veio à tona.

- Mas como ele pode ter ido sem cumprir o prometido?!

Juntou os seus trocados, presente dos avós, adicionou suas economias das tiras, dos bacheiros, da venda de papelões no ferro velho e comprou sua camisa alviverde.

O primeiro sudário não foi do Atlético ou do Cruzeiro; primeiro abadá não seria do Bahia ou do Vitória.

A lembrança que permanece entretetanto, entre entretantos títulos e ocasos, é a de dias glória!

Luís Aseokaynha
Enviado por Luís Aseokaynha em 05/12/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links