Calo ou Falo
Este corte,/ A boca, /Meu melhor açoite;/Sangra palavras!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
HISTÓRIAS DA BAHIA- DE JOLIVALDO FREITAS
Li o livro “Histórias da Bahia” de Jolivaldo Freitas. Como um estrangeiro que chegou há trinta anos, confesso, levei tempo para adaptar-me aos hábitos e costumes deste povo ávido e repleto de festividades. Minha primeira boa impressão foi meteórica e permaneceu luzente: a meteorologia, o tempo, o clima. Nunca havia me surpreendido por ter um clima tão estável por uma semana, duas semanas, um mês em toda minha vida. Vindo das terras mineiras, onde à uma estação seguem todas as outras em um só dia, a estabilidade aplacou minha a alma.
Meu batismo foi de sangue nas pedras e pinaúnas de Itapuã, e com os dois pés. As letras, como de todo Carlos, desejavam as palavras da Bahia. E como fazer arte em um terreiro de santos, em praças apinhadas de coreógrafos, em becos enfeitiçados de odores, em largos estreitos de tanta gente atritando-se em suores? Que calendário seguiam, o que comiam? De onde colhiam poesias? ...se os tambores hipnotizavam os neobaianos como eu?!
Há que vivenciar para saber contar. Os nascidos destes ritmos bem o fazem em propagá-los. As novas tecnologias apagam a cada lançamento um hábito, uma galhofa, uma idéia, um ato de bravura, uma miragem popular. Se não ficar impressa às novas gerações a essência de cada gesto as receitas se perdem. Assim os trabalhos de Jolivaldo Freitas traduzem o implacável tempo, que não nos previne de sua força em seus ventos e trovões e arrasta as multidões e as gerações.
Satisfeito volto à leitura, agora confrontando cada milagre com sua deidade. Do Convento do Carmo, Amém!
Luís Aseokaynha
Enviado por Luís Aseokaynha em 19/12/2011
Alterado em 21/09/2013
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links