Calo ou Falo
Este corte,/ A boca, /Meu melhor açoite;/Sangra palavras!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
O ASSALTO
Este foi o momento máximo da altercação:
- Passa-me a sua vida.
O incomodado fez-se a princípio de mouco. Parecia ilustrar em disfarces que não ouvia, que não compreendia a chamada.
Era hora dos trabalhadores assalariados largarem suas atividades profissionais e virarem transeuntes na..., até hoje, naquela pacata cidade.
Ao perceber a insistência e para não demonstrar reação ofereceu, abrindo os braços, o que o investidor quisesse na demanda. O relógio foi a primeira oferta.
- Não quero seu relógio.
Bradou aquele que olhava assustado entorno, com medo do flagrante.

Cuidadosamente gesticulou tirar a carteira com dinheiro do bolso da calça. Ainda haviam alguns bons trocados que serviriam ao imposto.
- Não preciso de seu dinheiro, nem pouco, nem muito!

No outro bolso estava o celular. Que pena, de última geração, prestações ainda por pagar. As fotos do carnaval, da filha, da esposa, os selfies...serviriam ao pedágio?!
- Não quero seu celular. Maluco, dá-me o que pedi logo!

- Mas minha vida toda ou quase toda está aqui. Relógio, dinheiro, celular....ah, aqui está a chave do carro, usado mas não dá problema de motor. Troquei o alternador e bateria por recauchutado e nova, semana passada. Pneus meia vida.
- Passa-me a sua vida. Que letra você não entendeu?

Não havia jeito. Como convencer? Como deixar em casa todas estas coisas, jóias, tênis de marca, eletrônicos... por precaução, por medo da violência e na primeira esquina nos pedirem a “vida”?
Como deixar a vida protegida em casa?!
- Virar um drone?!

Lembrou-se, por Deus, de um livro, pronto ao editor que continha, entre poemas, a sua biografia. Estava no embornal, no banco traseiro do carro. Antecipou seus movimentos ao ceifador e sacou o livro. Abriu na página certeira, leu as primeiras palavras, o parágrafo até o batismo. Os próximos capítulos versavam sobre a infância lúdica, os estudos sobre a força, os trabalhos forçados, os nomes das amadas,os pronomes das amantes, o preço dos diamantes.

O tirano sorriu.
Acudiu ao livro o sedento e sumiu no lusco-fusco, entre o dia e a noite, entre as rimas e a sorte!
Quanto ao cauteloso, anda agora com sua biografia completa impressa, no bolso das calças de trabalhos e de festas!
Luís Aseokaynha
Enviado por Luís Aseokaynha em 18/06/2018
Alterado em 20/06/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links