Calo ou Falo
Este corte,/ A boca, /Meu melhor açoite;/Sangra palavras!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
MOEDA DOS FLIGHT ENGINEERS DOS P-3AM DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

MOEDA DOS FLIGHT ENGINEERS DOS P-3AM FORÇA AÉREA BRASILEIRA

ANO: 2011
METAL: LIGA ENVELHECIDA DE COBRE E ZINCO (BRONZE) COM REVESTIMENTO EM EPOXY NAS DUAS FACES.
PESO: 20 DRACMAS (35,44 gramas)
DIÀMETRO: 1,5 POLEGADAS
FABRICAÇÃO: COINS FOR ANYTHING, INC. EUA.
DESCRIÇÃO ANVERSO: ENGRENAGEM EM CINZA METÁLICO QUENTE SIMBOLIZANDO A TECNOLOGIA MECÂNICA COM DEZESSEIS DENTES. DISPOSTAS SIMÉTRICAS E EM REFLEXO NELES AS LETRAS EM JALNE (OURO), QUE É O PRIMEIRO METAL EM GRANDEZA, SIMBOLIZANDO A NOBREZA, ESPLENDOR, GLÓRIA E PODER, MANDO, A FORÇA E A FÉ, AS PALAVRAS “FLIGHT ENGINEER” DO ANGLO-SAXÃO, SEPARADAS POR DUAS ESTRELAS TAMBÉM DOURADAS.
AO CENTRO SURGE UM CROCODILO ESTILIZADO E RAMPANTE, ARTE DO TERCEIRO SARGENTO DIEGO RAFAEL SILVA, CUJA PATENTE VÊ-SE ASSINADA SOB O PÉ ESQUERDO DESTA DEIDADE.
PORTA EM CRUZAR ARMAS, EM GOLES (VERMELHO SANGUE) ESMALTE QUE SIMBOLIZA VALOR, CORAGEM, ÂNIMO BÉLICO, HONRA, FOGO E VITÓRIA, O SETE DA AVIAÇÃO DE PATRULHA.
SEU UNIFORME REPRESENTA O BLUSÃO DE VÔO, AS LUVAS, ÓCULOS ESCUROS E O GORRO COM PALA EM SABLE (PRETO) COR QUE SIMBOLIZA O PUDOR,A MODÉSTIA, A PRUDÊNCIA, CARACTERÍSTICO DOS MECÂNICOS E BORDADO COM O ESCUDO DO ESQUADRÃO ORUNGAN.
EM SINOPLE (VERDE) ESPERANÇA, NO DORSO , EM DEGRADÈ AO OURO (AMARELO) RIQUEZA, NOBREZA, LUZ , NO VENTRE DO RÉPTIL, RECORDAM O AURIVERDE NACIONAL.
FAZ ANALOGIA AO ANTIGO EGITO ONDE SOBEQUE, O DEUS CROCODILO, ERA CULTUADO E VENERADO. EM CROCODILÓPOLIS TER NO CORPO UMA CICATRIZ  PROVOCADA POR MORDIDA DE CROCODILO ERA TIDO COMO UMA BENÇÃO. RESURGE DA POSITIVA RIVALIDADE ENTRE O ANTIGO ESQUADRÃO  DE MANUTENÇÃO E O ESQUADRÃO AÉREO.
DESCRIÇÃO REVERSO: CIRCUNDANDO A COROA EXTERIOR AS CHAMADAS “FORÇA AÉREA” E “BRASIL” EM FONTE MAIÚSCULA EM RELEVO DISPOSTAS EM SIMETRIAS CONCAVAS E CONVEXAS E SOB JATO DE AREIA.
CONCÊNTRICO, À IMAGEM DO SELO NACIONAL, O CÉU ALI DISPOSTO. NA ABÓBADA MINGUANTE O VERBO “ Voar” EM FONTE ANDALUZ, EM ARCO CÔNCAVO, COM A PRIMEIRA LETRA MAIÚSCULA. REFLETE NO CÉU CRESCENTE “ Fazer Voar” NO MESMO ESTILO E EM ARCO CONVEXO.
“AD ASTRA ET ULTRA” DO LATIM “AOS ASTROS E ALÉM” EM LISTEL FAZ-SE EM PRATA (BRANCO), COR QUE SIMBOLIZA A AMIZADE, A EQUIDADE, JUSTIÇA, PUREZA DO IDEAL, O DEVER E A LEALDADE. LETRAS EM JALNE (OURO) MAXIMAM A HEREDITARIEDADE DO ESCUDO DA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DA AERONÁUTICA.
O CÉU EM BLAU ( AZUL REFLEX) QUE SIMBOLIZA A JUSTIÇA, A PERSEVERANÇA, E O ZELO, COM ESTRELAS EM JALNE(OURO) DISPOSTAS AO REDOR DA VISTA SUPERIOR E PICTORIAL DA AERONAVE P-3AM, SOBREPOSTA, DERIVANDO AO ÁPEX.
AERONAVE EM CINZA NAVAL CUJA COR REPRESENTA INVULNERABILIDADE PELA INVISIBILIDADE ATRAVÉS DA REDUÇÃO DE CONTRASTE COM O HORIZONTE,TÍPICO DAS BELONAVES, CIRCUNDADA POR LINHAS EM JALNE.
AS ESTRELAS REPRESENTAM NAQUELAS DA ABÓBADA INFERIOR TODOS OS QUE FAZEM VOAR E NA ASA DIREIRA, SOBRE O TANQUE DE COMBUSTÍVEL NÚMERO 3, O SEGUNDO MECÂNICO EM SUA INSPEÇÃO DE PRE-VÔO. NO DOSSEL SUPERIOR A ESTRELA SOBREPÕE-SE À FUSELAGEM, EM POSIÇÃO CENTRAL, REPRESENTANDO O FLIGHT ENGINEER EM SUA FUNÇÃO ESSENCIAL, ALERTADO PELA AÇÃO “Voar” FORMADA EM ARCO.
COMO NA BANDEIRA NACIONAL AS ESTRELAS REMETEM AOS ESTADOS BRASILEIROS,
BERÇO DA UNIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL DOS ESPECIALISTAS.

BORDA LATERAL: TRIGRAMA DOS DOZE PRIMEIROS FLIGHT ENGINNEERS DO BRASIL EM AERONAVE P-3AM ORION, DA LOCKHEED, UNIDOS POR UMA ESTRELA E EM ORDEM HIERÁRQUICA, A SABER: SUBOFICIAIS GUEDES E DE OLIVEIRA, PRIMEIROS SARGENTOS MUNIZ E VIANA, SEGUNDOS SARGENTOS BEZERRA, NESTOR, JÚLIO, RIVALDO E RONNIERY, TERCEIROS SARGENTOS ANDRADE, JAILSON E PEREIRA.
Luís Aseokaynha
Enviado por Luís Aseokaynha em 20/12/2011
Alterado em 01/06/2014
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links